. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower | 12/02/2021

12/02/2021

Veja como está a vacinação em Paraguaçu; assessor de imprensa da prefeitura, tira algumas dúvidas da população


Vacinação no Lar São Vicente de Paulo


Paraguaçu recebeu nesta quinta-feira (11), 380 doses de vacina contra a COVID-19, que serão aplicadas em duas etapas em um total de 190 pessoas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do Governo Estadual 40 dessas doses deverão ser destinadas a profissionais de saúde e as 150 restantes, serão destinadas aos idosos maiores de 90 anos de idade que já estão recebendo a vacinação em domicílio.

A Secretaria informou ainda, que foi realizado um cadastro único contemplando todas as categorias de profissionais de saúde que não se enquadraram nos grupos anteriores conforme o anexo II do PNI (Plano Nacional de Imunização), e estes profissionais serão chamados individualmente para comparecer ao PSF seguindo o critério de idade, começando pelos mais velhos.

Na prática serão vacinados os profissionais como: Agente de Epidemiologia, Agente funerário, Coveiro, Dentista, Auxiliar de Dentista, Nutricionistas, Veterinários, Fisioterapeutas, Psicólogos, Farmacêuticos, Atendente Farmácia, Enfermeiros, Educador físico, Técnico de enfermagem, Serviços gerais de clínicas de saúde, Assistente social, Médico, Auxiliar de laboratório, Cuidadores de idosos entre outros.

O Governo Estadual informou que irá ampliar gradativamente a cobertura vacinal do grupo de profissionais de saúde, em paralelo à vacinação dos idosos.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, do Ministério da Saúde, os critérios utilizados na determinação dos grupos prioritários foram: preservação do funcionamento dos serviços de saúde e proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguidos da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e da proteção dos indivíduos com maior risco de infecção.

No município, já receberam a primeira dose da vacina, 346 pessoas e a segunda dose somam 61 pessoas, dentre elas, 285 profissionais da saúde e 61 idosos residentes do Lar São Vicente de Paulo.

O número de idosos acima de 90 anos que já receberam a primeira dose vacina, até a data de ontem eram 74.

Em contato com Rafael Bruno Biajo, assessor de imprensa da prefeitura de Paraguaçu, foi esclarecido algumas dúvidas da população, enviadas para o tpower.


 

A quantidade de vacinas recebidas nesta semana para os idosos acima de 90 anos é suficiente?
Sim. As doses são suficientes para vacinar os idosos acima de 90 anos residentes em Paraguaçu.

Se as doses sobrarem, serão destinadas para os idosos acima de 80 anos?
Sim. Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde as doses excedentes dos idosos acima de 90 anos serão destinadas aos idosos de 89, 88, 87 e assim por diante, seguindo o critério de faixa etária.

Como é feito o cadastro para que os idosos sejam vacinados?
Diferente de outros municípios Paraguaçu tem 100% de sua população cadastrada nos PSFs, dessa forma não foi necessário fazer novo cadastro dos idosos.

Dos profissionais que ainda restam vacinar, quais as áreas serão vacinadas primeiro, visto que na lista consta veterinários, cuidadores de idosos, atendentes de farmácia, educador físico etc.
Como a Secretaria Estadual de Saúde classificou todos esses profissionais num único grupo (denominado "Outros Profissionais de Saúde") a Secretaria Municipal de Saúde aplicou o critério de faixa etária, assim como no grupo dos idosos. Ou seja todos esses profissionais foram cadastrados em um único bloco e serão vacinados começando pelos com mais idade.

Para os cuidadores de idosos, um parente por exemplo, que cuida de uma pessoa idosa receberá a vacina ou apenas os profissionais da área?
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra COVID-19, para comprovar ser trabalhador da saúde deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador ou declaração emitida pelo serviço de saúde.

Canal de denúncias contra o "fura-fila"

Órgãos do governo do Estado se unem no enfrentamento ao “fura fila” no processo de vacinação

As manifestações são registradas  no canal Coronavírus e a OGE/MG faz o encamihamento aos órgãos competentes para as respectivas providências.

Veja os canais de denúncias:

Disque - Ouvidoria: 162

Disque – Saúde: 136

(31) 99802.9713

Site da ouvidoria do Estado de MG: Clique aqui

Ministério Público: Clique aqui

 

 

_______________________________________________________
Mais notícias, clique:
No site tpower | No Facebook

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353