. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores
 


 

Hoje em Dia | 22/09/2020

22/09/2020

Para Romeu Zema, Estado já tem condições para retorno às aulas presenciais

O governador Romeu Zema (Novo) acredita que já é possível planejar a volta às aulas presenciais em Minas, o que deve acontecer ainda neste ano. A afirmação foi feita nesta terça-feira (22). “Nós já temos condições, porque o número de casos e óbitos tem caído de forma consistente e temos um ‘colchão’ de segurança na rede hospitalar”, disse o governador, em entrevista à rádio CBN.

Segundo Zema, informações sobre o retorno devem ser divulgadas nesta semana pela secretária de Educação, Julia Sant'Anna. O aprendizado presencial nas instituições estaduais foi interrompido em 18 de março, quando teve início a quarentena para enfrentar a pandemia. Desde então, Minas já registrou 273 mil casos e 6.764 mortes por Covid-19.

“Esse assunto tem causado polêmica. Mesmo dentro da educação e da saúde, há opiniões muito divergentes, mas, neste momento, nossa Secretaria de Saúde e de Educação estão trabalhando em conjunto na construção de protocolos (clique) para que nós venhamos a ter um retorno seguro das aulas. A data ainda será informada”, afirmou.

Zema ainda disse que caberá aos prefeitos a definição sobre a retomada das aulas, conforme a realidade de cada município. Nas cidades que estiverem na onda vermelha do programa Minas Consciente, o retorno não será possível.

Ele disse ainda que sabe que haverá uma “turma do contra”, mas que todas as decisões serão técnicas e pautadas nas orientações das autoridades de saúde. Além das secretarias de Saúde e Educação, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais participam do debate, segundo o governador.

“Não podemos mais continuar prejudicando os alunos e os pais, que têm tido trabalho grande, muitas vezes impedidos de trabalhar, e essa falta de aula causa problema mental nas crianças também, trancadas dentro de casa, sem convivência social. Estaremos fazendo um esforço para que isso ocorra, mas vale deixar bem claro: com segurança”, disse o governador, garantindo que é possível planejar um retorno ainda em 2020.

Para Zema, Minas possui hoje uma estrutura de saúde que pode atender aos mineiros, mesmo que o número de casos de Covid volte a subir. Atualmente, a rede pública no Estado conta com 3.700 leitos de UTI. “Mesmo que tenha uma segunda onda, é muito improvável que alguém fique sem atendimento”.

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353