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                    23/10/2018 
                    CEMIG alerta sobre atuação de estelionatários
                     
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                      https://www.otempo.com.br/cidades/abertas-as-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-processo-seletivo-de-agente-penitenci%C3%A1rio-1.2055842 
                      ou as ferramentas oferecidas na página.
                     
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                    Fique atento à atuação de 
                    estelionatários que utilizam o nome da CEMIG em tentativas 
                    de extorsão e golpes. A abordagem mais recente está sendo 
                    feita via telefone, quando o cliente é informado que é 
                    necessário realizar a troca do medidor ou que estaria com 
                    pendências junto à CEMIG, e deve fazer contato por um número 
                    0800 para regularizar a situação. Ao fazer contato pelo 
                    número informado pelos estelionatários, o comerciante é 
                    orientado a efetuar um depósito bancário na conta passada 
                    pelo criminoso para que a situação seja regularizada.
 Para evitar o surgimento de novas vítimas, a CEMIG orienta 
                    que os consumidores devem utilizar os telefones informados 
                    na própria conta/fatura de energia para esclarecer quaisquer 
                    dúvidas ou negociar débitos.
 
 Em caso de dúvida, o consumidor deve procurar por uma 
                    Agência ou Posto de Atendimento da CEMIG de sua cidade ou 
                    ligar para o Fale com a CEMIG, pelo telefone 116. A CEMIG 
                    orienta ainda que seja registrado boletim de ocorrência 
                    nesses casos, para que a polícia possa investigá-los.
 
 Contato telefônico
 
 A CEMIG ressalta que a única modalidade em que entra em 
                    contato com os consumidores é para negociar débitos 
                    atrasados, por meio de uma empresa prestadora de serviços 
                    contratada pela Companhia.
 
 Mesmo nesses casos, o consumidor deve ir a uma Agência de 
                    Atendimento ou acessar o site da CEMIG para a emissão das 
                    faturas de energia elétrica, que são emitidas em nome da 
                    Companhia, e que devem ser quitadas nos agentes 
                    arrecadadores credenciados.
 
 Algumas dicas para evitar golpes:
 
 - O pagamento referente ao serviço de fornecimento de 
                    energia elétrica é realizado exclusivamente via conta de 
                    energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como 
                    depósitos, transferências ou pagamentos em dinheiro durante 
                    ou após atendimento.
 
 - Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de 
                    serviço devem usar uniformes-padrão com identificação da 
                    empresa, veículos igualmente identificados e crachá. 
                    Qualquer dúvida, o cliente deve ligar para o telefone 116.
 
 - A CEMIG não realiza serviços que exigem 
                    depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro 
                    em espécie. As cobranças são realizadas somente via fatura 
                    de energia.
 
                      
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