. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

G1 sul de minas | 25/01/2021

25/01/2021

'Pacientes não conseguem tomar banho, limpar casa, trocar de roupa', diz fisioterapeuta
 


Muitos pacientes que conseguem se recuperar da Covid-19 acabam apresentando sequelas diversas. Os prejuízos respiratórios são os mais comuns. E os cuidados de um fisioterapeuta para diagnosticar o quadro e o tratamento correto é muito importante para que os pacientes recuperem a qualidade de vida anterior à doença.

A Coordenadora da Fisioterapia da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso (MG), Cidinha Ceriza, explica que as sequelas são diversas e em vários graus. Entre as sequelas mais comuns estão a diminuição da capacidade pulmonar, fadiga, descondicionamento físico, perda de massa muscular e dores crônicas.

“Os pacientes não conseguem mais realizar atividades físicas diárias como tomar um banho sozinho, limpar sua casa e trocar de roupa”, citou.

Ela também falou sobre as sequelas cognitivas, como perda de memória, diminuição do raciocínio e deficit de atenção. “Além de tudo, tem as sequelas psiquiátricas como ansiedade, depressão e irritabilidade. São muitas sequelas da Covid-19”, contou.

Ainda segundo a coordenadora, a Síndrome Pós-Covid é multifuncional. Ela tem vários graus de sequelas. E, para diagnosticar esses graus nos pacientes é que se faz necessário a atuação do fisioterapeuta.

“O fisioterapeuta é um profissional capacitado para avaliar o grau dessas sequelas e fazer uma prescrição clínica individualizada. Existe paciente que nem foi internado mas que está com essa dificuldade e não tem procurado esse atendimento. A gente sabe que o atendimento está disponível na rede pública, privada e rede particular. Mas ele [paciente] não sabe que ele está com esse déficit”, explicou.

Por fim, Cidinha fala que a fisioterapia respiratória e motora é de fundamental importância nessa reabilitação. “Então você vai reabilitar com exercícios respiratórios, fortalecimento dessa musculatura e da de braço perna. Trazendo esse paciente para retomar as atividades de sua vida normal”, exemplificou.

Cura

A recuperação total depende do grau da infecção e do tempo que o paciente permaneceu entubado. Cidinha contou que a reabilitação nem sempre será de 100%.

“No caso de pacientes graves, muito tempo entubado, a recuperação pulmonar não consegue ser de 100%. Na parte motora, pacientes que não conseguiam nem sentar na cadeira sozinhos, hoje estão ficando em pé. Mas depende bastante da reabilitação e de uma prescrição individualizada para cada paciente. A fisioterapia tem feito um trabalho brilhante”, afirmou.

Pesquisa

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais começou a estudar possíveis sequelas da Covid em pacientes curados da doença. Os sintomas na época eram fadiga, fraqueza e um pouco de tosse. A pesquisa também busca apontar alterações pulmonares nos pacientes recuperados nos próximos dois anos.

Capacitação

Cerca de 28 cidades de Minas Gerais estão recebendo uma capacitação em reabilitação pós-Covid do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia ocupacional para melhorar as técnicas usadas e diminuir as sequelas de quem teve a doença.

Segundo a fisioterapeuta Anadely Aparecida Silva Magalhães, o objetivo da capacitação é auxiliar os profissionais com informações.

“Fizemos parcerias com diversos profissionais. Mesmo aquelas pacientes que tiveram sintomas leves, os que ficaram nas suas casas, eles necessitam do resgate funcional. Nos casos mais graves a s sequelas podem ser muito incapacitantes”, disse.

 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353