. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

 tpower | 29/12/2021
 

29/12/2021

 

Novo Ensino Médio muda o sistema de educação em 2022

 


Imagem ilustrativa


 

O ano de 2022 começa com mudanças estruturais no ensino escolar. O novo Ensino Médio, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do país.

As novas regras vão começar de forma progressiva. O 1º ano da fase de ensino vai sofrer alterações em 2022. Em 2023, será a vez do 2º ano, com a inclusão do 3º ano em 2024. Haverá aumento da jornada de aulas de quatro horas diárias para no mínimo cinco horas, e de 800 para mil horas anuais. A meta é cumprir três mil horas totais nos três anos de ensino, com 200 dias de aulas a cada ano.

Uma das maiores mudanças é a inclusão no currículo do chamado itinerário formativo, em que o estudante vai escolher em qual área aprofundar os conhecimentos ao longo do ensino médio. São eles: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.

Cada escola vai poder variar os itinerários considerando o contexto da rotina educacional e interesses dos estudantes, o que dá às redes de ensino autonomia para definir o foco a ser ofertado aos alunos. Esse modelo vai começar a ser ofertado no próximo ano, mas só será obrigatório a partir de 2023.

As disciplinas vão virar áreas de conhecimento e as grades curriculares abandonarão o sistema de matérias individuais. Com o objetivo de promover maior integração e melhorar o entendimento, os alunos vão estudar linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.

Nenhuma disciplina será excluída do currículo, e a remodelagem vai abranger, de forma mesclada, as áreas de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Apesar da integração, Língua Portuguesa e Matemática vão ser obrigatórias nos três anos de ensino médio.

Também será novidade a inclusão do chamado “projeto de vida”, a ser implantado já em 2022. A proposta é oferecer uma orientação para que os estudantes entendam o que desejam para o futuro e as formas de alcançarem os objetivos.



 

_______________________________________________________
Mais notícias:
No site tpower | No Facebook


Informe um erro  -  Anuncie aqui

 


 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353