H Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower via  | 18/10/2023
 

 


Consórcio no qual Paraguaçu faz parte, emite nota sobre qualidade da água consumida no município


tpower.com.br - @portaltpower

 

 

Uma lista divulgada nesta semana pela ONG Repórter Brasil, apontando que cerca de 90 cidades do Sul de Minas detectaram pelo menos um agrotóxico em redes de abastecimento de água. Quase metade delas, 40 cidades, detectaram ao todo 11 tipos de agrotóxicos e em outras 8, foi detectado 27 tipos diferentes da substância, o deixou muitos moradores preocupados com a água que consome em casa, inclusive em Paraguaçu, que consta no levantamento.

 

Conforme ONG Repórter Brasil, os dados divulgados são resultado de um cruzamento de dados a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos no ano de 2022.

 

Com o intuito de esclarecimento à população, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Sul de Minas Gerais, no qual Paraguaçu faz parte, emitiu um nota de esclarecimento à população reiterando que não há indicativo de agrotóxico acima dos limites padrões e que a água consumida é segura e potável. Leia abaixo.

 


 

SIGA o Instagram @portaltpower, clique aqui

 

Link para nossa página no Facebook e
 no cabeçalho desta página



 

"As Autarquias municipais e Concessionária envolvidas realizam com regularidade as análises de controle da qualidade da água, conforme exigido na legislação vigente, e encaminha os dados de forma sistemática às Secretarias Municipais de Saúde, sendo que estas detêm a obrigação de lançar as informações no sistema do Ministério da Saúde, Sisagua.

Os laboratórios que realizam as análises de controle de qualidade da água para consumo humano nos municípios consociados são certificados pelo INMETRO (ABNT/NBR/ISO/IEC 17025:2017) para realização de coletas e análises de amostras com determinada periodicidade seguindo as prerrogativas da PORTARIA GM/MS No 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 que altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação no 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, que regulamenta esta atividade no Brasil.

Cabe ressaltar que os resultados das analises realizadas na água consumida nos municípios nunca apontaram níveis de agrotóxicos acima dos limites permitidos e exigidos pela legislação, isso, desde o inicio dos registros dos dados, que são encontrados nos históricos de analises das Autarquias e Concessionária.

É importante reforçar que todas as amostras analisadas apresentam valores abaixo do limite de quantificação, que é a menor quantidade de analito em uma amostra que é possível determinar com exatidão e precisão aceitável.

Assim, tem-se que a forma de lançamento e interpretação dos dados no Sisagua seria a explicação do que pode ter gerado uma interpretação equivocada dos valores avaliados.

Reitera-se que as Autarquias e Concessionária afirmam que realizam regularmente as análises da água consumida e que não há indicativo de agrotóxico acima dos limites de quantificação ou fora dos padrões estabelecidos nos  municípios consorciados ao CISAB-SUL.

Assim, resta assegurado que a água distribuída e consumida nos municípios citados é segura e potável.
"
 


Os outros municípios citados no levantamento da ONG Repórter Brasil que também fazem parte do consorcio CISAB-SUL são Boa Esperança, Coqueiral, Campo Belo, Nepomuceno, São Lourenço e Três Pontas
 

__________________________________
Mais notícias: No site tpower | No Facebook

Anuncie no tpower  - Informe um erro

 


 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353