H Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower com  | 20/06/2024

 


Temperaturas acima da média e pouca chuva: veja as principais tendências para o inverno
 


tpower.com.br

 

 

Depois de um outono de dias quentes e secos, o inverno, que começa nesta quinta-feira (20), também será de temperaturas acima da média e pouca chuva. A nova estação teve início às 17h51, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e se estende até 22 de setembro.

Segundo o Inmet, dois fatores são os principais responsáveis pelastemperaturas anormais e chuvas irregulares que devem ser registradas:

- Persistência dos bloqueios atmosféricos, o que faz com que um número menor de massas de ar frio consiga avançar para o interior do país. A circulação desses sistemas pode trazer alguns extremos de calor, mesmo no inverno;
- Águas aquecidas do Oceano Atlântico, que interferem na atmosfera, mudando os padrões esperados para um inverno com atuação do fenômeno La Niña – que em geral traz frentes frias mais fortes para o país.

 

Os meteorologistas lembram que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias de temperaturas mais altas, issonão significa que não teremos dias frios. Eles pontuam que curtos períodos de frio devem acontecer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.

 

 

Siga o Instagram @portaltpower, clique aqui
 

Link para nossa página no Facebook
 no topo desta página


 

Como deve ser o inverno?

Os meteorologistas destacam cinco tendências para o clima para as diferentes regiões do Brasil para estação que começa nesta quinta:

1. O frio será intenso no inverno? Há possibilidade de geadas e neve?


Boa parte do país deve ter temperaturas acima da média na maior parte do inverno, mas ondas de frio devem acontecer, algumas bem amplas.

De forma geral, massas de ar seco no interior do país devem dificultar o avanço do ar polar, que tende a ficar mais restrito à região Sul.

Mesmo com mais períodos quentes do que frios, há maior potencial para geada nos estados do Sul, sul do Mato Grosso do Sul e algumas áreas de São Paulo do que se comparado a 2023 – e o mesmo vale para neve. As condições devem ser mais favoráveis para o acontecimento desses fenômenos entre a segunda quinzena de julho e o início de setembro.

2. Há previsão de novas ondas de calor?

Sim, sendo bastante provável de acontecerem no fim da estação. Os meses de agosto e setembro tendem a ter temperatura muito acima da média, o que indica a possibilidade de novas ondas de calor nesses meses.
 

__________________________________
Mais notícias: No site tpower | No Facebook

Informe um erro  -  Anuncie no tpower


 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353