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tpower via  | 25/09/2023
 

 

 INSS começa a ligar para segurados anteciparem perícia


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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a ligar nesta segunda-feira (25) para os segurados que estejam aguardando há mais de 45 dias pela perícia médica que dá acesso ao benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). A iniciativa busca antecipar o processo de solicitação por meio do portal Atestmed.

Para agilizar a forma de contato, a Central de Atendimento 135, do INSS, vai mudar de número e passar a ser (11) 2135-0135. O código vai aparecer na tela de chamada do telefone quando o órgão ligar para remarcar atendimento, confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica. É importante enfatizar que esse número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.

Vale destacar que o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária. Então, caso receba uma ligação com esse teor, o cidadão deve desconfiar e desligar a ligação.

Ao entrar em contato com o beneficiário, é o próprio instituto que informa os dados para antecipar atendimentos, remarcar consultas ou fornecer informações sobre requerimentos, entre outros serviços.

 

 

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Como funciona o Atestmed?

Quem já tiver uma perícia médica marcada, poderá alterar e optar pelo procedimento documental, via Atestmed, caso o exame presencial esteja agendado há mais de 30 dias desde a data do requerimento. Os benefícios que dependem de perícias médicas externas (domiciliar ou hospitalar) e os que são fruto de cumprimento de decisões judiciais também poderão ser concedidos por meio do portal.

A concessão do benefício através de análise documental só não será possível quando o repouso necessário for superior a 180 dias ou quando o cidadão fizer um requerimento para a prorrogação do valor.

O prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Nesse meio tempo, o segurado consegue consultar o andamento do processo pela Central 135, onde também pode agendar atendimento em uma agência e consultar data de pagamento do valor. Caso o cidadão tenha o benefício negado, ele terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.

No Atestmed, o benefício pode ser concedido de forma mais rápida. Para acessar a plataforma, o usuário deve entrar no portal Meu INSS e fazer login com a conta Gov.br.

 

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