. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower via  G1 SUL DE MINAS | 30/01/2023


 

 

Voluntários retiram parte de material poluente que provoca aguapés às margens do Lago de Furnas, em Fama


tpower.com.br



 


Um grupo de voluntários se reuniu neste sábado (28) para retirar parte do material poluente que vem provocando o acúmulo de aguapés às margens do Lago de Furnas, em Fama (MG). Já a remoção das plantas aquáticas terá que ser feita com máquinas apropriadas.

Segundo especialistas e estudiosos dos aguapés e outras plantas aquáticas, o que elas têm em comum é a facilidade de reprodução.

A bióloga Julieta Moreira, da Unifal-MG, foi até o local com um grupo de pesquisadores para coletar informações e entender melhor o acúmulo de vegetação.

"Realmente a universidade tem que se envolver com esses tipos de ações, nós estamos aqui para participar de um mutirão, de uma maneira social, mas nós também vamos contribuir com levantamentos, com pesquisas, que possam entender melhor, de uma maneira técnica, científica, o que está acontecendo, que fenômeno está levando a essa condição do lago e o que a gente pode fazer para interceder e reverter em benefícios, então a universidade está comprometida também com essas demandas", disse a bióloga da Unifal, Julieta Moreira.

Na orla do lago em Fama, uma verdadeira "ilha" de mato flutua sobre as águas. O vice-prefeito disse que nunca houve uma aglomeração dessa intensidade no município.
 


 

Siga o Instagram @portaltpower, clique aqui
 

Link para nossa página no Facebook
 no topo desta página

 


"Com certeza atrapalha muito o comércio local, porque os comerciantes aqui vivem em prol do turismo e o turismo é nada mais do que essa represa tão importante para nós, o Lago de Furnas e se não tiver condições de navegabilidade, infelizmente o pessoal não vem pra cá. A balsa é fundamental o deslocamento, principalmente o pessoal de Campos Gerais pra cá, pra Alfenas, que faz tratamento de saúde e se essa balsa não movimentar, atrapalha muito o pessoal", disse o vice-prefeito de Fama, Alexandre Eller de Souza (PTB).

Mais de 30 voluntários e cerca de 10 embarcações percorreram o lago para recolher entulhos. E tinha de tudo, material plástico, troncos e até uma armação de madeira. Além de poluir, todo esse lixo dificulta a navegação no local.

"Principalmente essa madeira prejudica bastante a navegação também, porque eles ficam boiando sobre o lago e às vezes uma lancha, uma embarcação pode bater e causar um acidente. Então é significativa e importante essa limpeza emergencial, acabou se deslocando junto com as chuvas e com essa grande vegetação que veio vindo, desde do Pontalete, das regiões do Rio Sapucaí, do Rio Verde, veio descendo grandes concentrações dessas vegetações", disse a presidente do Circuito do Lago de Furnas, Thayse de Castro.

De acordo com o secretário executivo da Alago, a Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa, representantes das cidades vão elaborar um documento que será enviado a Furnas Centrais Elétricas pedindo para que a empresa forneça um equipamento próprio para fazer a retirada dos aguapés. Segundo a Alago, Furnas já se dispôs a ajudar.
 

 

_______________________________________________________
Mais notícias: No site tpower | No Facebook


Informe um erro  -  Anuncie no tpower

 


 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353