Voltar para página inicial
DNIT encontra irregularidades em redutores
construídos na BR-491
09/11/2016
Foto:
Reprodução EPTV/Tarciso Silva
G1
Sul de Minas - Técnicos do
Departamento Nacional de Trânsito (DNIT) constataram
irregularidades na construção de dois redutores de
velocidade construídos na BR-491, em Paraguaçu. De
acordo com o departamento, a prefeitura já foi notificada e
tem prazo de 10 dias para consertar e corrigir as falhas.
Os quebra-molas, como os redutores também são conhecidos,
foram instalados para dar mais segurança aos motoristas que
passam pela rodovia na altura dos dois trevos de entrada da
cidade. Mas de acordo com o consultor de trânsito, Paulo
Magno Resende, os redutores, que foram instalados, estão
irregulares.
"Ele está com uma pintura longínqua, retilínea em cima do
quebra-mola, enquanto teria que ser zebrada. Isso também
confunde quem está transitando na rodovia", explicou Paulo
Magno Resende.
Outro critério para a construção de redutores em rodovias é
o tamanho. Segundo a resolução de nº 39 do Conselho Nacional
de Trânsito (Contran) de 1998, ele deve ser da mesma largura
da pista, ou seja, tem que ter 3,7 m para 10 cm de altura. A
norma prevê ainda que redutores com 1,5 m de comprimento são
destinados para vias locais. Nas rodovias, a medida deve ser
de 3,75 m.
Configurações, que segundo o consultor de trânsito, se não
forem cumpridas podem trazer prejuízos para os motoristas
que passam pelo local. "O nome dele já diz, ele pode
inclusive quebrar molas, estragar os amortecedores, pegar no
fundo do carter e até quebrar o carter, além de provocar um
acidente, que é o pior", disse Resende.
A prefeitura, que é a responsável pela obra, alega que as
obras foram autorizadas pelo Departamento Nacional de
Trânsito (DNIT). "Foi mandado um projeto para o DNIT, foi
aprovado através de ofício e foi feita a obra", disse o
prefeito José Tibúrcio do Prado Neto.
O prefeito disse ainda que no documento de autorização, o
DNIT se comprometeu a acompanhar a construções dos
redutores. "A obra foi feita, agora a fiscalização eu não
sei se eles vieram fiscalizar. Se por acaso tiver alguma
anormalidade nos redutores, nós vamos cumprir as normas do
DNIT que não foram cumpridas", explicou Neto.
Já o DNIT informou que para a construção de quebra-molas,
não há necessidade de projeto a ser aprovado, mas que é
preciso seguir as normas técnicas existentes, e que estas
normas foram repassadas à prefeitura.
TPOWER | Rota Paraguaçu
FONTE: EPTV/G1 SUL DE MINAS
Notícia lida:
Vezes
Voltar para página inicial
|