. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

EPTV | 24/11/2021
 

24/11/2021
 

Lago de Furnas terá vazão reduzida para que represa volte a atingir cota mínima

 


 


 

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) vai reduzir a vazão de Furnas em cem metros cúbicos. A medida é considerada fundamental para que a represa volte a atingir a mínima de 772 metros acima do nível do mar, que não é atingida desde março de 2020. O reservatório atualmente está em 755,67 metros, o que representa um volume útil de 21,42%.

A deliberação da medida ocorreu em reunião de diretoria colegiada, realizada nesta terça-feira (24). Agora a resolução passa a vigorar assim que for publicada no Diário Oficial da União. Ela é válida a partir do dia 1º de dezembro e vai até o dia 30 de abril de 2022.

No mês passado, a Ana liberou o Plano de Contingência para recuperar os reservatórios do país. Furnas e Mascarenhas de Morais, no Sul de Minas, foram contemplados. Na decisão ficou definido que a condição de operação de Furnas, que era indicada para a recuperação dos níveis do reservatório durante o período úmido, passará de 400 para 300 metros cúbicos.

O diretor da ANA, Vitor Saback, afirmou que a medida visa fazer com que se chegue no período da seca, em 2022, com índices melhores do que está previsto. Ele ainda explicou que como não podem mudar a quantidade de água que chega nos reservatórios, pelo menos tentarão controlar o volume que sai.

Recuperação da Economia

Já o vice-presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Filipe Carielo, que é prefeito de Carmo do Rio Claro, falou da importância de se manter o nível, até mesmo nas secas.

“É bom destacar que essa cota mínima é pra ser preservada na seca. Hoje, nós estamos no início do período chuvoso e não temos ainda a cota 762. Se alcançarmos a 762 na seca, quando vier o período chuvoso, como é o caso de agora, estaríamos indo próximo da cota máxima. Por isso a importância de fazer com que a cota mínima seja alcançada e desse momento em diante não fazer com que a água não baixe da 762”.

 

_______________________________________________________
Mais notícias:
No site tpower | No Facebook

 

Informe um erro  Anuncie no site
 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353