A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quarta-feira (16) que será obrigatória a retenção da receita médica para a compra de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares — amplamente utilizados para emagrecimento.
Apesar de esses medicamentos já exigirem prescrição por serem classificados com tarja vermelha, na prática, a venda muitas vezes ocorria sem o documento. Com a nova medida, farmácias deverão reter a receita no momento da venda, como forma de controle.
A decisão foi motivada por um alerta do Conselho Federal de Medicina (CFM), que enviou uma carta à Anvisa solicitando maior rigidez na comercialização desses produtos. A principal preocupação é o uso indiscriminado de substâncias originalmente desenvolvidas para tratar o diabetes tipo 2, que vêm sendo utilizadas com finalidade estética, sem acompanhamento médico.
Durante a votação, diretores da agência reforçaram a necessidade de proteger a população dos riscos relacionados ao uso inadequado desses medicamentos, que têm mostrado efeitos colaterais importantes em pessoas que os utilizam sem indicação adequada.
Como funcionam esses medicamentos?
Ozempic e Wegovy têm como princípio ativo a semaglutida, enquanto Saxenda e Victoza utilizam a liraglutida. Ambas as substâncias imitam a ação do hormônio GLP1, produzido pelo intestino, atuando no hipotálamo (aumentando a saciedade), no fígado (reduzindo a produção de glicose) e no pâncreas (estimulando a liberação de insulina).
Com isso, o paciente tende a consumir de 30% a 40% menos calorias. Estudos indicam que a perda de peso pode chegar a 17% da massa corporal em um ano. No entanto, o uso sem orientação médica pode trazer sérios riscos à saúde.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!