. Página inicial > NOTÍCIAS de Paraguaçu     Publicidade
.



.












 
 Facebook
 .

 

.

 

22/03/2020

Descumprir medidas de enfrentamento ao coronavírus cabe punição penal

Uma série de medidas contra a pandemia do Covid-19 vem sendo definida pelo poder público. Como a grande preocupação é frear o contágio pelo coronavírus, a interrupção de atividades comerciais com potencial de aglomeração de pessoas e a restrição do número de passageiros no transporte coletivo já são realidade em Minas Gerais, além do isolamento de pacientes contaminados. Descumprir o que determinam as normas vigentes, além de acarretar risco à saúde, pode configurar infrações penais que preveem prisão e multa.

De acordo com a delegada Bianca Prado, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), no que diz respeitos às regras voltadas a estabelecimentos, o comércio pode ser penalizado administrativamente, de acordo com as sanções previstas em leis específicas, e o proprietário, ainda, responder pelo crime de desobediência descrito no Artigo 330 do Código Penal, com pena de até seis meses de detenção e multa, além de outras eventuais infrações configuradas. O mesmo é passível de ser aplicado a quem descumpre as condições de circulação deliberadas pelo Governo do Estado.

O decreto estadual de calamidade prevê que, para garantir a prestação de serviços essenciais, bem como o abastecimento alimentar e assistência à saúde, alguns empreendimentos devem continuar em funcionamento. Coleta de resíduos, abastecimento de água e assistência médico-hospitalar estão entre os que precisam funcionar. Têm permissão, por exemplo, farmácias, supermercados e postos de combustíveis. Restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar com restrições sanitárias. Já feiras, shoppings, boates e centros culturais, entre outros, estão proibidos.

Isolamento

Outro crime, estabelecido no Artigo 268, também do Código Penal, é “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”. A delegada esclarece que, por já haver determinações legais de isolamento, o cidadão que desrespeitar pode ser responsabilizado na esfera criminal. A pena é de detenção de até um ano e multa. “Inclusive, já foi aplicada a um paciente de Vila Velha (ES), que, mesmo estando infectado e tendo sido determinado o seu isolamento, saiu e viajou para o estado de São Paulo”, conta, ao acrescentar que outras infrações penais podem ser aplicadas a depender do caso.

Como reforça a delegada Bianca Prado, todas as medidas visam assegurar a saúde pública: “Podemos ver que, além de ser uma medida social, respeitar o isolamento e a quarenta quando determinados, é a medida legal, ensejando em crime no caso do seu descumprimento. Nos casos de pessoas infectadas, passa a ser obrigatório, e nos demais, orientação. Nessa mesma linha, estão incluídas as atividades comerciais, elencadas na legislação vigente”.

Provocar tumulto

A PCMG também alerta que com saúde não se brinca e as deliberações para o contingenciamento do coronavírus são assunto sério. Fazer alarde desnecessário ou de algo que não existe é infração prevista no Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais: “provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”.

 

Veja os estabelecimentos com entregas em Paraguaçu.
REDES SOCIAIS (clique) -- 
NO SITE (clique)
 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BOLETIM DIÁRIO
Sobe para 5.862 casos que estão em investigação por coronavírus em MG

MEDICAMENTOS
Hidroxicloroquina e cloroquina viram produtos controlados

COMERCIO FECHADO EM MINAS
Zema determina o fechamento de estabelecimentos comerciais de Minas

URGENTE
Prefeito Netinho decreta o fechamento do comércio em Paraguaçu

BOLETIM DIÁRIO
Minas Gerais registra até hoje (20/03), 38 casos confirmados de coronavírus, alta de 1.800% em 7 dias

CNH VENCIDA
Coronavírus: Contran libera motorista para dirigir com CNH vencida

VARGINHA
Shopping e comércio de Varginha não funcionam a partir deste sábado (21)

ÁUDIO FAKE
Sobre áudio de suposto médico atribuído à Regional de Saúde de Varginha é falso

ABASTECIMENTO
Corrida aos supermercados é desnecessária: não faltarão produtos

UTILIDADE PÚBLICA
Veja as alterações no atendimento do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Paraguaçu

UTILIDADE PÚBLICA
Atendimento da Delegacia de Polícia Civil tem alteração durante o período de pandemia da COVID-19

CORONAVÍRUS
Romeu Zema decreta emergência em Minas Gerais por causa do coronavírus

 

As principais notícias sobre a Pandemia do Coronavírus - COVID-19, também estão sendo postadas na nossa página
 no Facebook. Clique abaixo:

 

Clique no nome das redes sociais e Siga o nosso
  FACEBOOK e INSTAGRAM!

 

 

TPOWER.com.br
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais

.
Todos os Direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Portal tpower - Desde 07.07.2001

Fale Conosco:

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com
Clique para enviar sua mensagem

Portal tpower
Portal tpower.com.br
Thiago Lino Martins 35 98873-9353
 
.